Aos Críticos

" Cada vez que o poeta cria uma borboleta, o leitor exclama:Olha uma borboleta!” O crítico ajusta os nasóculos e, ante aquele pedaço esvoaçante de vida, murmura: — "Ah! sim, um lepidóptero...”"

"Aos Loucos e Raros"

Apresento minha grande contradição, o que posso mostrar de meu mundo, de meu ser, de meu são.



Tuesday, October 16, 2007

Razão Irracional

Espanta-me tamanho palavrório
Ser tão contraditório
Como um jogo de gato e rato

Só tem sentido de imediato

Nada defini-se
Apenas compreende-se o inexplicável,
Mas não pelas palavras,
Pelo simples fato de compreendermos
De sentirmos o seu significar.

Elas são ditas,
Mas nós damos laço às fitas
O sentido deve ser sentido, e nada mais.

E assim podemos entender
Nossa grandeza e nossa pequenez
Sabedoria e ignorância
Buscar com avidez
E compreender a tal tolerância

O dentro e o fora
Nem externo nem interno
O que era antes e agora
Ser metade e ser inteiro

As palavras não dizem
Apenas insinuam
Daí tanto desentendimento
Limitam-nos como cimento

Ora, se mudos e surdos se comunicam
Não são palavras que identificam

Toda palavra é contraditória,
É muito e é pouco
É tesouro e escoria
É o sentido dado a louco

O sentimento sincero e rouco
Sem falar e compreendido.

As palavras ganham vida,
Sentimento e sentido quando saem da nossa boca
Sentido que morre quando alguém ouve,
e renasce a sua nova forma.

É isso, nunca serão nada e serão tudo
na boca de quem fala e nos ouvidos de quem ouve,
mas serão sempre verdadeiras no coração de quem sente
e compreende aquilo que existe além da mente

4 comments:

Anonymous said...

uma vez eu li uma materia que dizia que a comunicação, verbal ou seja lá qual for, é uma forma de amor... pq é algo que sai de você pra entrar em outra pessoa... mas agora lendo seu post, essa afirmação merece ser repensada, pq... o que entra em mim não é o que saiu de outra pessoa.. o que entra em mim é o sentido que eu dou! "Sentido que morre quando alguém ouve,
e renasce a sua nova forma"

Eu e a mar said...

Tem gente que acha que felicidade é sorrir. É mais, É mais.
Além do bom dia-ao-dia ao abraçar da cama; é muito mais...

Mikhael said...

é bom receber um elogio seu... principalmente numa poesia como aquela...
e é legal tb ler essa, escrita no mesmo dia...
mas tenho uma poesia guardada, que anda comigo no bolso pra lá e pra cá e que só eu conheço, que eu quero ler pra ti...

Eu e a mar said...

Eu posso tocar um violão ao fundo?¬¬ ou é pessoal?